Sub 8 (quartas e sextas 18h30-19h30) / Sub 10 (quartas e sextas 18h30-19h30 / Sub 12 (terças e sextas 16h-18h) / Sub 13 ( terças e sextas 16h-18h) / Sub 14 (segundas,quartas e quintas 16h-18h) / Sub 16 (segundas, quartas e sextas 16h-18h) / - Sub 19 / Seniores (segundas, quartas e sextas 20h-22h) / Veteranos ( sábados20h30-22h)







     Fazer desporto melhora as notas na escola. Foi isso que provaram especialistas holandeses, da Universidade livre de Amesterdão, ao relacionar pela primeira vez a prática de de exercício físico com resultados académicos.



     Provada a influência positiva do exercício na função cerebral e cognitiva, já defendida noutros estudos, ensaiam-se explicações. Uma dela é a de que a prática de desporto ao melhorar a capacidade pulmonar e cardíaca leva também mais oxigénio ao cérebro. Outra das teoria explica a melhora das notas pelo facto do exercício aumentar o nível das endorfinas e das noradrenalina o que faz baixar o nível de stresse e melhorar o humor, referem os autores do estudo no “Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine”.

 
    Acrescentam ainda os cientistas que a prática de desporto, além de favorecer os factores de crescimento, pode melhorar o comportamento das crianças nas aulas e aumentar a concentração nos conteúdos académicos. Como base para a investigação a equipa da Universidade Livre de Amesterdão utilizou todos os trabalhos publicados entre 1990 e 2010 com referência ao desporto e à aprendizagem escolar, com crianças entre os seis e os 18 anos.


    Na revisão de dados, feita nos 14 trabalhos considerados mais relevantes, os cientistas holandeses provaram a relação entre o exercício físico e as notas. Dizem, agora, ser preciso novas investigações que permitam perceber a quantidade de desporto necessária para obter benefícios cognitivos ou de rendimento

Sem comentários:

Enviar um comentário