Fazer desporto melhora as notas na escola. Foi isso que provaram especialistas holandeses, da Universidade livre de Amesterdão, ao relacionar pela primeira vez a prática de de exercício físico com resultados académicos.
Provada a influência positiva do exercício na função cerebral e cognitiva, já defendida noutros estudos, ensaiam-se explicações. Uma dela é a de que a prática de desporto ao melhorar a capacidade pulmonar e cardíaca leva também mais oxigénio ao cérebro. Outra das teoria explica a melhora das notas pelo facto do exercício aumentar o nível das endorfinas e das noradrenalina o que faz baixar o nível de stresse e melhorar o humor, referem os autores do estudo no “Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine”.
Acrescentam ainda os cientistas que a prática de desporto, além de favorecer os factores de crescimento, pode melhorar o comportamento das crianças nas aulas e aumentar a concentração nos conteúdos académicos. Como base para a investigação a equipa da Universidade Livre de Amesterdão utilizou todos os trabalhos publicados entre 1990 e 2010 com referência ao desporto e à aprendizagem escolar, com crianças entre os seis e os 18 anos.
Na revisão de dados, feita nos 14 trabalhos considerados mais relevantes, os cientistas holandeses provaram a relação entre o exercício físico e as notas. Dizem, agora, ser preciso novas investigações que permitam perceber a quantidade de desporto necessária para obter benefícios cognitivos ou de rendimento
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